Devocionais publicadas nos boletins informativos semanais

 “E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2)

O texto nos aponta dois caminhos, duas formas de viver, que são opostas. A vida de acordo com os “padrões do mundo” e a de acordo com a “vontade de Deus”. Quanto mais uma cresce a outra deve minguar, e vice-versa. Os padrões do mundo são muitos e inconstantes, estão sempre mudando. Alguns têm refletido que hoje, um dos padrões mais fortes é o secularismo. Este é a crença de que tudo o que mais importa na vida é o aqui e agora, o eterno não tem importância. Todo o significado na vida, direcionamento e felicidade são entendidos e buscados na prosperidade econômica, no conforto material e na satisfação emocional no tempo presente.

De fato, isto é algo tão real em nossa cultura atual, que mesmo crentes tendem a escolher seus cônjuges, carreiras e amizades com um único objetivo: sua felicidade pessoal no presente. No final, a fé, passa a ser somente mais uma escolha na vida, junto com o emprego, recreação e opção política, ao invés de ser aquilo que orienta nossas vidas. Não poucas vezes, lutamos e brigamos tanto por nosso conforto e felicidade, usando os nossos próprios padrões (na verdade, os do mundo), porque não confiamos que Deus quer realmente o nosso melhor. Não cremos que Ele é realmente bom, ou que está a nosso favor.

Deus, o Nosso Pai, deu-nos uma nova vida em Cristo. Seu desejo é que experimentemos a plena e maravilhosa vida, que nos é disponível através de seu Espírito Santo, embora esta não seja imediata. Dia após dia, devemos nos debruçar sobre sua Palavra e deixar suas verdades criarem raízes em nossa alma, levando as mentiras e os desejos deste mundo embora. Para que com cada vez maior firmeza e experiência possamos afirmar: Senhor, tua vontade é, de fato, boa, perfeita e agradável!

Sem. Davi Chaves

CC-BY-SA 2014 - Igreja Presbiteriana do Grajaú - Conteúdo publicado sob CREATIVE COMMONS